segunda-feira, 8 de abril de 2013

Curiosidades

· O espaço ocupado pelo Cerrado equivale à soma das áreas da Espanha, França, Alemanha, Itália e Inglaterra.
· O número de insetos na região do Cerrado é surpreendente: apenas na área do Distrito Federal, há 90 espécies de cupins, 1000 espécies de borboletas e 500 tipos diferentes de abelhas e vespas.
· O Cerrado, diferentemente da Amazônia, Mata Atlântica e Pantanal, não recebeu da Constituição Federal o status de "Patrimônio Nacional", tornando a conservação de sua biodiversidade uma tarefa mais difícil.
· Cerca de 80% do carvão vegetal consumido no Brasil vem das árvores do Cerrado.

Um charge,e milhares pensamentos.






Localização

O Cerrado se localiza entre a 3° e 24° de latitude sul e entre 41° e 63° de longitude oeste, espalhando-se por 25% do território nacional, em 15 estados. É considerado o segundo maior bioma da América do Sul, concentrado nas regiões Centro-Oeste e Sudeste do Brasil. Em nosso país, ele ocupa cerca de 2 milhões de quilômetros quadrados. Distingue-se pela biodiversidade surpreendente e pouco conhecida, apesar de já muito ameaçada.

Fauna do cerrado

A fauna do Bioma do Cerrado é pouco conhecida, particularmente a dos Invertebrados. Seguramente ela é muito rica, destacando-se naturalmente o grupo dos Insetos.No cerrado encontramos um grande número de espécies animais. Mamíferos, aves, répteis, anfíbios e peixes fazem parte das cerca de 2.500 espécies de vertebrados, identificados e que vivem no bioma. Isso sem contar os insetos, que têm papel indispensavel na ecologia, mas que ainda são pouco conhecidos pela ciência. Espécies ameaçadas como a onça-pintada, o tatu-canastra, o lobo-guará, a águia-cinzenta e o cachorro-do-mato-vinagre, entre outras, ainda têm populações significativas no Cerrado, reafirmando sua importância como ambiente natural.

domingo, 7 de abril de 2013

Flora do Cerrado


Buriti, ingá, quaresmeira, cagaita, guariroba, pequi, mama-cadela, paineira, angico, jatobá, canela de ema, ipê. Estas são apenas algumas das mais conhecidas plantas nativas do Cerrado. Mas a região é pródiga. No Cerrado, existem mais de 10 mil espécies vegetais identificadas pelos cientistas.
Cerca de 4.400 dessas espécies são endêmicas, ou seja, só existem nesta região. Muitas delas servem como base para a alimentação humana, entre elas, o pequi, o baru, a cagaita, o jatobá e tantas outras, e medicamentos, como o velame, a lobeira, a calunga, o barbatimão e uma infinidade de plantas usadas ancestralmente pelas populações do Cerrado.O Cerrado também oferece grande variedade de cactos, bromélias e orquídeas. As palmeiras também são abundantes no bioma. Babaçu,  brejaúba, buriti, guariroba, jussara e macaúba são as conhecidas. Todas carregam nomes indígenas e têm grande valor na vida das comunidades rurais e tradicionais do Cerrado.





 Em termos de riqueza de espécies, esta flora deve ser superada apenas pelas florestas amazônicas e pelas florestas atlânticas. Outra característica sua é a heterogeneidade de sua distribuição, havendo espécies mais típicas dos Cerrados da região norte, outras da região centro-oeste, outras da região sudeste etc. Por esta razão, unidades de conservação, com áreas significativas, deveriam ser criadas e mantidas nas mais diversas regiões do Domínio do Cerrado, a fim de garantir a preservação do maior número de espécies da flora deste Bioma, bem como da fauna a ela associada.

Características do cerrado brasileiro



O cerrado é composto por muitas arvores de pequeno porte com muitos galhos tortos e uma casca grossa, as raízes dessas árvores são profundas por causa da água que tentam buscar no fundo dos solos que são secos na parte de cima, já as folhas são bem cobertas por pelos que deixam essas arvores mais belas.


 O cerrado é uma vegetação típica de locais com as estações climáticas bem definidas (uma época bem chuvosa e outra seca) e regiões de solo de composição arenosa. Clima tropical sazonal.




Cerrado - Um ambiente ameaçado de extinção


Teste se você é capaz!


Questão 1
(PUC-SP)O bioma “cerrado” possui grande biodiversidade, cite alguns dos animais e plantas contidos no mesmo.

Questão 2
(FUVEST) A partir da década de oitenta do século XIX, programas agrícolas promoveram o desenvolvimento da região centro-oeste do Brasil. Isso foi realizado com grande aplicação de capital e utilização de técnicas agrícolas avançadas. Podemos afirmar que a substituição das formações do cerrado pela agricultura mecanizada, entre outras características,
a) Foi favorecida pela grande fertilidade de suas terras planas, próprias dos chapadões.
b) Aumentou a tendência natural de processos erosivos por interferências antrópicas, como a compactação do solo.
c) Desnudou extensas áreas de mares de morros, provocando assoreamento de rios como o Araguaia.
d) Gerou poucos impactos ambientais, tendo em vista a substituição de uma cobertura vegetal por outra.
e) Eliminou as queimadas naturais e antrópicas na região com o uso de irrigação por gotejamento.

Questão 3
(UERJ) Determinadas práticas econômicas agravam o avanço de desertificação em áreas brasileiras como o cerrado. Além das causas naturais envolvidas, o processo de desertificação é acelerado pelas seguintes ações humanas:
a) Desmatamento e criação extensiva de gado em áreas tropicais
b) Urbanização acelerada e implantação de loteamentos sobre pastagens
c) Abertura de estradas e plantio de pastos artificiais em áreas de mata equatorial.
d) Desvio de cursos de água em projetos de irrigação e uso de pesticidas na pecuária intensiva.

Questão 4
(UNESP) Leia o texto:
“Constitui um bioma brasileiro que se estendia originalmente por uma área de dois milhões de Km2, hoje restam apenas 20% desse total. Este bioma apresenta solo deficiente em nutrientes e rico em ferro e alumínio, abriga plantas de aparência seca, entre arbustos esparsos e gramíneas e um tipo mais denso de vegetação, de formação florestal. Estima-se que 10 mil espécies vegetais, 837 de aves e 161 de mamíferos vivam ali. Essa riqueza biológica, porém, é seriamente afetada pela caça e pelo comércio ilegal. Este bioma é o sistema ambiental brasileiro que mais sofreu alteração com a ocupação humana”.

O bioma brasileiro a que o texto faz referência é:

a) Campos
b) Floresta Latifoliada
c) Caatinga
d) Cerrado
e) Floresta Equatorial

Questão 5
(UNESP)O cerrado é o segundo maior bioma brasileiro, abrange cerca de 25% do território nacional, estando presente em vários estados. Cite os estados que possuem esse tipo de bioma

Respostas:

Resposta Questão 1
Entre as várias espécies de animais do cerrado, podemos destacar a onça-pintada, tatu, anta, tamanduá bandeira, lobo guará, lontra, cervo, jaguatirica, veado, cutia, além de uma série de aves.
 As espécies vegetais de maior destaque são: cactos, bromélias, orquídeas, pequi, buriti, jatobá, guariroba, ingá, quaresmeira, paineira, angico, cagaita, entre tantas outras.

Resposta Questão 2
a) Falso – os solos do cerrado são extremamente pobres em nutrientes, sendo necessária a utilização de tecnologias para sua correção.
b) Verdadeiro – o desenvolvimento da agropecuária no cerrado intensificou os processos erosivos na região, devido ao desgaste do solo, compactação, desmatamento, entre outros fatores.
c) Falso – O domínio de mares de morros estão localizados, principalmente, no leste do território brasileiro, abrangendo a Mata Atlântica. Portanto, não há relação direta com o cerrado.
d) Falso – Os impactos ambientais gerados são enormes, a cobertura vegetal do cerrado não foi substituída por outra, e sim transformada em pastos e plantações.
e) Falso – As queimadas naturais (causadas por raios e até mesmo através do atrito do pelo de animais com a mata seca) não foram eliminadas, e as queimadas antrópicas foram intensificadas no cerrado.

Resposta Questão 3
a) Verdadeiro – As grandes áreas desmatadas para a criação extensiva de gado, além da agricultura, principalmente a soja, são os principais fatores responsáveis pela desertificação do cerrado, causando o desgaste dos solos e provocando grandes problemas ambientais.
b) Falso – A urbanização acelerada, sem o devido planejamento, causa grandes problemas de ordem ambiental, porém, não ocorre o loteamento sobre pastagens.
c) Falso – A mata equatorial apresenta três tipos de solo em relação ao desenvolvimento da agropecuária (fertilidade boa, média e fraca), sendo a maior parte de baixa fertilidade. O preparo do solo para o plantio é muito caro, também não ocorre a abertura significativa de estradas, portanto, esse processo não é o principal responsável pela desertificação no cerrado.
d) Falso – A pecuária intensiva é caracterizada pela utilização de recursos tecnológicos como, por exemplo, reprodução através de inseminação artificial, e não pelo uso de pesticidas, como propõe o item.

Resposta Questão 4
a) Falso – Os campos se caracterizam por herbáceas, gramíneas e pequenos arbustos. Seu solo não é deficiente em nutrientes.
b) Falso – Encontrada nas vertentes das serras, a floresta latifoliada caracteriza-se pela presença de árvores de grande porte, seu solo é extremamente fértil e adequado para o desenvolvimento da agricultura.
c) Falso – Típica do sertão nordestino, a caatinga possui plantas xerófilas, ou seja, adaptadas ao clima seco e à pouca quantidade de água.
d) Verdadeiro – O cerrado apresenta algumas características que dificultam sua ocupação pela agricultura, os solos são pobres em nutrientes, além da presença de ferro e alumínio. No entanto, com o desenvolvimento de novas técnicas agrícolas, foi possível adaptar o solo do cerrado através da correção (calagem) para o desenvolvimento agrícola. O cultivo intenso da soja, milho, cana-de-açúcar, o extrativismo da madeira para produção de carvão vegetal e a implantação de pastos para a pecuária, são os principais fatores responsáveis pela devastação do cerrado.
e) Falso – Normalmente, os solos da floresta Equatorial são pobres em nutrientes, no entanto, sua vegetação não possui aparência seca, as árvores são de grande porte (podendo atingir mais de 60 metros) com folhas largas e grandes.

Resposta Questão 5
O Cerrado está presente no Distrito Federal e nos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Acre, Maranhão, Tocantins, Bahia, Minas Gerais e São Paulo.